O MEC (Ministério da Educação) acionou a Polícia Federal e anulou três questões do Enem 2025 após um suposto vazamento.
Estudante antecipou perguntas do Exame Nacional de Ensino Médio. Cinco dias antes da aplicação das provas de matemática e de ciências da natureza do Enem, uma aula transmitida ao vivo no YouTube mostrou questões praticamente iguais às que caíram no exame.
A equipe do MEC analisou as circunstâncias e decidiu pela anulação de três itens aplicados na prova. “O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem compor o Enem em alguma edição”.
Segundo o MEC, nenhuma questão foi apresentada de forma totalmente idêntica à prova de 2025. Mas, na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas diversas similaridades entre os itens.
A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões. “O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame”, diz nota.
(Uol/Foto:Paulo Pinto/Agência Brasil)






