A Prefeitura de Petrolina busca sempre alertar a população sobre os cuidados em manter os ambientes livres de focos do mosquito Aedes aegypti, que geralmente são encontrados dentro das residências. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado de 3 a 7 de novembro, o município está com o nível de infestação do mosquito em 0,4%. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, isso significa que Petrolina apresenta baixo risco para surto de doenças como dengue, chikungunya ou Zika.
As localidades que apresentaram maior índice de infestação foram: Novo Tempo e Pedra Linda, com 1,4%. Para manter o índice baixo, a Secretaria de Saúde orienta que a população fique atenta ao armazenar água, que deixe sempre baldes e recipientes cobertos para evitar que o mosquito deposite os ovos e não sirva de criadouros.
Programação Dia D de Combate ao Aedes
Com o objetivo de alertar a população e realizar ações de combate nas localidades com o LIRAa elevado, os Agentes de Combate às Endemias já estão atuando no Novo tempo, desde segunda-feira (10). A atividade seguirá durante toda a semana, o Dia D de Combate ao Aedes será na sexta-feira (14) e acontecerá no Pedra Linda e Jardim Petropólis. Os profissionais farão visitas domiciliares para eliminar os criadouros dos mosquitos, oferecer tratamento com larvicidas e fazer bloqueio de transmissão com aplicação de inseticidas. O trabalho é uma parceria entre o município e a população, pois o maior número de focos com mosquito Aedes aegypti são encontrados nas residências. (Foto:Devid Menezes)






