Novos arco cirúrgico e torre de videocirurgia reforçam parque tecnológico do Hospital Universitário

Com investimentos de aproximadamente R$ 1,5 milhão, o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), incorporou um arco cirúrgico e uma torre de videocirurgia ao bloco cirúrgico, equipamentos de alta tecnologia que entregam qualidade de imagem superior, ganhos em ergonomia e abordagens cirúrgicas com mais conforto e assertividade.

As imagens apresentadas nos dois equipamentos possuem resolução 4K (padrão de imagem com quatro vezes mais detalhes que o Full HD), conferindo precisão aos movimentos dos cirurgiões. O arco cirúrgico possibilita a visualização de radiografias em tempo real durante o procedimento cirúrgico, facilitando a visualização das estruturas internas do corpo, por isso é aplicável a uma ampla gama de especialidades cirúrgicas, a exemplo da traumato-ortopedia, cirurgia vascular e neurocirurgia.

Já a torre de videocirurgia dá suporte direto às cirurgias laparoscópicas, que são minimamente invasivas e tratam diversas condições por meio de pequenas incisões no abdômen. A nova aquisição fornece a identificação em tempo real de tecidos e vasos, otimizando a tomada de decisão durante os procedimentos.

No âmbito da especialidade de Cirurgia Geral, a tecnologia vem sendo aplicada positivamente pela equipe, conforme explica o médico cirurgião Breno Cavalcante: “A evolução da aplicação da videolaparoscopia no HU-Univasf garante que os procedimentos sejam feitos de forma mais segura para o paciente. com maior conforto e qualidade de recuperação, assim como também proporciona mais eficiência para os profissionais e estudantes envolvidos”, destaca.

“A residência médica é um passo muito importante na carreira de um profissional de medicina e, dentro da cirurgia geral, a videolaparoscopia é crucial para nossa atuação, uma vez que recebemos todo o suporte de preceptores experientes, utilizando equipamentos avançados”, pontua a residente em cirurgia geral, Amanda Pires. (Foto:HU-Univasf)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui