Novembro Azul: 1 a cada 9 nove homens terá diagnóstico de câncer de próstata; veja orientações do médico urologista Rogério Cordeiro 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de novembro. A data lembra a importância do cuidado com a saúde do homem.

Nesta segunda-feira (10), o médico urologista Rogério Cordeiro explicou, em entrevista ao Programa Edenevaldo Alves, na Rádio Petrolina FM sobre o câncer de próstata. Segundo o médico, 1 a cada 9 homens terá o diagnóstico da doença.  No Brasil, 17.587 mortes por câncer de próstata foram registrada em 2024, o equivalente a 48 óbitos por dia. Os dados são da Sociedade Brasileira de Urologia.

A partir dos 50 anos, os homens devem realizar os exames de toque retal e de sangue para o PSA (Antígeno Prostático Específico). Mas, se existirem fatores de risco, é recomendado fazê-los a partir dos 45 anos.

“Não existe uma causa específica para a doença, mas sim fatores de risco que são a idade, quanto mais velho, mais chances de ter a doença. A hereditariedade, se na família há parentes de 1º grau como pai ou irmão que já tiveram a doença, as chances são maiores. Depois vem o fator da raça negra que tem incidência maior e por último a obesidade. Na verdade, fazer o exame da próstata não é um ato de fraqueza, muito pelo contrário, é um ato de coragem, de responsabilidade e de amor não só com sua saúde, mas também com sua família. É uma doença que quando você faz o diagnóstico precoce, você tem índice de até 95% de cura”, explicou.

O médio urologista Rogério Cordeiro atende na Uromed que fica localizada na Rua José Petitinga, 145 – Santo Antônio, próximo ao Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro (BA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui