A Justiça Federal liberou R$ 2,5 bilhões para o pagamento de atrasados de 157,6 mil aposentados e pensionistas do INSS (Instituto do Seguro Social) que ganharam 116 mil ações judiciais contra o órgão.
Os atrasados são valores retroativos que o beneficiário tem direito a receber por um período em que o benefício foi devido, mas não foi pago por erro do INSS. Eles são pagos por RPV (Requisição de Pequeno Valor), de até 60 salários mínimos.
A verba é liberada pela Justiça Federal aos TRF’s (Tribunal Regional Federal), que distribuem aos segurados de sua região que ganharam ações. A ordem do pagamento depende do cronograma de cada TRF.
O montante total liberado foi maior: R$ 2,9 milhões, mas o valor restante diz respeito a ações, como indenizações salariais a servidores, por exemplo. Esta verba será destinada para 247.722 beneficiários, distribuídos por 194.308 processos.
Para conferir se tem direito aos valores e a sua liberação, é necessário fazer uma consulta no site do TRF de sua região. (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil).