O papa Leão XIV defendeu que a família é a união sagrada entre um homem e uma mulher. A declaração foi dada durante uma entrevista, publicada nesta quinta-feira (18), em uma nova biografia escrita pela jornalista americana Elise Ann Allen, para o veículo católico Crux. O pontífice ainda declarou que concebe a “família” como “um homem e uma mulher em compromisso solene, abençoados pelo sacramento do matrimônio”.
A biografia é baseada em três horas de entrevista com Leão XIV realizada pela jornalista em julho. O papa ainda falou sobre a definição de família: “É pai, mãe e filhos”. “Acredito que o papel da família na sociedade, que por vezes sofreu nas últimas décadas, precisa ser reconhecido e fortalecido novamente”, disse ele.
Durante a entrevista publicada pelo site Crux, o papa contou que a “polarização” está acontecendo dessa forma na sociedade moderna, se deve, também, por causa de uma “dinâmica familiar precária”. Mas, o pontífice explicou que acredita que a Igreja Católica deve ser um lugar de acolhimento, inclusive à comunidade LGBTQ+. Quanto à ordenação de mulheres, ele afastou essa possibilidade, porém destacou que pretende ampliar a presença feminina em cargos de liderança.
O papa Leão XIV tratou sobre assuntos polêmicos como as acusações de abusos sexuais. Ele reconheceu que se trata de uma “ferida profunda” e defendeu o respeito absoluto às vítimas. Ainda destacou a necessidade de proteger a presunção de inocência.
Ao final, Leão XIV contou que enxerga sua missão na Igreja com serenidade: “Estou aprendendo muito e me sinto desafiado, mas não sobrecarregado”. (BNews/Foto: Vatican-media-handout-via-reuters)