A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou a Operação Pepperoni, com o objetivo de combater o tráfico interestadual de drogas e os crimes de lavagem de dinheiro associados a essa prática criminosa.
O inquérito policial, instaurado no ano de 2024, apontou que um dos principais investigados esquematizou e liderava um grupo especializado na distribuição de entorpecentes e na utilização de empresas de fachada para dissimular a origem ilícita de recursos obtidos com a prática criminosa.
Ademais, também foram identificados operadores logísticos e financeiros do grupo, responsáveis por armazenar, transportar e movimentar recursos provenientes do esquema.
Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva nas cidades de São Paulo/SP, Salgueiro/PE, Barbalha/CE e Jardim/CE.
As ordens judiciais têm como finalidade a coleta de novas provas, a interrupção das atividades ilícitas e a prisão dos principais integrantes do grupo investigado.
O nome da operação, “Pepperoni”, faz referência ao empreendimento comercial utilizado pelo principal investigado para lavar recursos ilícitos e justificar rendimentos de origem criminosa.