Ministério Público recomenda exoneração da irmã do prefeito de Barra (BA) por nepotismo

O Ministério Público da Bahia recomendou que o prefeito da cidade de Barra, no oeste da Bahia, exonere a irmã dele de um cargo de confiança na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O prefeito Romeu Junior (PT) tem duas irmãs na secretaria, Gislayne Maria de Carvalho Pinto, que chefia a pasta, e Nara Rejane Carvalho Pinto.

A recomendação foi emitida pela ouvidoria do MP-BA, na última sexta-feira (15), após receber denúncias referente a nomeação das irmãs do gestor a cargos de confiança na secretaria.

Na avaliação do promotor de Justiça, Mateus Ressurreição da Silva, há indícios da prática de nepotismo, que consiste no favorecimento de parentes em cargos públicos.

Além disso, o promotor exigiu que o prefeito de Barra apresente, no prazo de 10 dias, documentos que comprovem a qualificação da irmã dele, Gislayne Pinto, para ocupar a função de secretaria de Educação, Esporte, Cultura e lazer.

O MP-BA reforça que nomeações de parentes devem seguir critérios técnicos e profissionais, mesmo em cargos políticos, como as secretarias municipais. O órgão recomendou ainda que Romeu Junior não nomeie outros parentes, seus ou de servidores, para funções comissionadas.

Vale ressaltar que o descumprimento da recomendação pode levar à doação de medidas legais e judiciais cabíveis. (Foto: Arquivo Pessoal).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui