O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre nesta quinta-feira (14) sua primeira agenda em Pernambuco no segundo semestre, com compromissos em Goiana e no Recife. Pela manhã, Lula participou da inauguração da nova fábrica de hemoderivados da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), na Mata Norte. A planta, resultado de um investimento de R$ 1,9 bilhão, é a maior da América Latina e permitirá que o Brasil avance rumo à autossuficiência na produção de medicamentos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade produzirá albumina, imunoglobulina e fatores de coagulação VIII e IX, usados no tratamento de queimados, hemofilias, doenças raras e pacientes em UTIs. “Eu sei o quanto fomos cobrados por trazer essa fábrica pra cá. Hoje estamos vendo, possivelmente não há lugar nenhum que tenha profissionais tão qualificados como a Hemobrás. Pernambuco precisava de uma chance, a chance foi dada e a Hemobrás está aqui, com a maior fábrica da América Latina”, afirmou Lula.
Antes, o presidente homenageou o senador Humberto Costa (PT), seu ex-ministro da Saúde, e destacou o papel do parlamentar na vinda da fábrica para Pernambuco. “A gente certamente não estaria aqui hoje se Humberto não tivesse sido meu ministro da saúde. Eu autorizei fazer, mas quem pensou foi ele e quem foi conversar comigo que Pernambuco tinha condições de fazer uma fábrica foi Humberto”, disse. Humberto respondeu: “Já havia uma grande discussão nacional, todos queriam a fábrica, mas dizíamos que Pernambuco não só tinha tradição nessa área, com grandes técnicos, mas condições de fazer esse investimento”.
O evento contou com a presença dos três senadores pernambucanos, Fernando Dueire (MDB), Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT), além de ministros, parlamentares, prefeitos e lideranças locais. A vice-governadora Priscila Krause (PSD), representando a governadora Raquel Lyra (PSD), classificou a inauguração como “um dia histórico para o Brasil, mas sobretudo para Pernambuco”. Segundo ela, “apesar de todas as pressões tradicionais do eixo centro-sudeste para a fábrica ir para outro lugar, essa fábrica veio para cá”.
A presidente da Hemobrás, Ana Paula Menezes, destacou que “estamos entregando à população brasileira a primeira e única fábrica de hemoderivados do Brasil. É a maior planta de hemoderivados da América Latina, de padrão e qualidade internacional”. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou o impacto estratégico da obra: “Somos Brasil com S, não com Z. Soberania é com S, que é o S da saúde, do SUS e da segurança para os pacientes. Hoje o presidente Lula finca mais um pé na soberania do nosso país”.
Após a inauguração, Lula segue para o Recife, onde visita o Hospital Ariano Suassuna, no bairro de Areias, para anunciar o programa Agora Tem Especialista. A iniciativa prevê ampliar o acesso da população a consultas médicas especializadas pelo SUS. No fim da tarde, o presidente participa da entrega de 599 títulos de regularização fundiária em Brasília Teimosa, contemplando 80 mil metros quadrados e mais de R$ 3,8 milhões em imóveis. (Foto:Arthur Mota/Folha de Pernambuco).