Projeto de Lei quer implantar “botão de segurança” em unidades de saúde públicas de Pernambuco

Projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pretende viabilizar a instalação do “botão de segurança” em unidades de saúde pública do estado. Também conhecido como “botão do pânico”, o dispositivo serve para acionar reforço policial em casos de violência contra profissionais que atuem nesses locais.

A ideia do “botão de segurança” é enviar um sinal de alerta de risco para o telefone 190 da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), que deverá acionar a viatura mais próxima à unidade que realizou o chamado.

Unidades de saúde em cidades com Guarda Municipal ou que tenham segurança privada também deverão ser incluídas no protocolo de atendimento.

O projeto de número 3.151/2025 foi apresentado pelo deputado estadual Gilmar Júnior (PV), presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), e está publicado na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado.

Na justificativa do projeto, o autor defende a importância de “assegurar a integridade física e mental dos profissionais de saúde, que diariamente sofrem ameaças, agressões verbais,
assédios e atos de violência sejam de pacientes ou de acompanhantes”.

(FolhaPE/Foto:freepik)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui