Saiba o que fez Juazeiro (BA) disparar na lista das cidades mais violentas do Brasil

Cinco das 10 cidades mais perigosas de todo o Brasil ficam na Bahia, de acordo com os dados da Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgados na quinta-feira (24).

As cidades de Jequié, Juazeiro, Camaçari, Simões Filho e Feira de Santana integram a lista junto com outros municípios do Nordeste do país.

Juazeiro fica localizada no norte do estado e foi apontada como a terceira cidade mais violenta do Brasil em 2024. A cidade já havia aparecido no atlas anteriormente, em 2023, e os dados mostram que a taxa de violência subiu por conta da disputa de território por drogas e o aumento de facções na região.

Em 2023, o índice era de 74,4% e a cidade ficou em 7º lugar no ranking. Neste ano, a taxa de violência de 76,2% fez Juazeiro disparar na lista das mais violentas do Brasil.

O município fica a apenas quase 1km de Petrolina (PE) e os moradores da região costumam transitar entre as duas cidades através da Ponte Presidente Dutra, sob o Rio São Francisco.

A cidade costuma receber turistas, pois faz parte do roteiro enoturístico do Vale do São Francisco.

A população da cidade é de 237.821 de acordo com o último censo. Quando a pesquisa foi feita, o salário médio da população era de dois salários mínimos, o que corresponde a R$ 3.036. Pouco mais de 20% da população estava empregada.

O nível de escolaridade era de 97,6%, também menor do que o nível nacional, de 99,4%. ( Foto: Thiago Santos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui