O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (PE), Jailson Lira de Paiva, classificou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros como “unilateral” e “prejudicial aos dois países”. Segundo ele, a medida pode afetar toda a cadeia produtiva da região.
“A agricultura será prejudicada, no nosso caso a uva, infelizmente é uma medida unilateral que causa danos as empresas, não é uma situação agradável, nem para nós, nem para os americanos. Esperamos que a diplomacia atue rapidamente para reverter esse quadro”, afirmou.
Jailson explicou ainda que, embora a safra de uva só comece a ser exportada em meados de setembro, há preocupação com o efeito imediato da decisão no mercado e nas negociações com importadores.
“No caso da uva elas se iniciam final de setembro, portanto estamos em julho ne ainda teremos agosto para que essas negociações diplomáticas se iniciem e se traduzam em um resultado positivo para nós”, concluiu. (Foto: Reprodução).