Governo Lula avalia que tarifaço de Trump aproxima ainda mais Brasil da China

O tarifaço promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai aproximar ainda mais o Brasil da China, segundo interlocutores do governo brasileiro. A avaliação é que os ataques da gestão Trump reforçarão os laços políticos com Pequim e levarão o setor privado nacional para mais perto de outros parceiros internacionais, incluindo os chineses.

Desde que Trump anunciou uma sobretaxa de 50% sobre todos os produtos brasileiros, na última quarta-feira, não há informação sobre novos contatos entre autoridades brasileiras e americanas, para que seja negociado um acordo.

O canal de diálogo foi aberto no último mês de março, e desde então está em discussão um entendimento que possa proteger as exportações do Brasil de aço e alumínio, que foram tributados pelos EUA em 25%, e os demais bens vendidos aos EUA, que passaram a ter uma taxa adicional de 10%.

Integrantes do governo que acompanham o assunto afirmam que o Brasil tentará negociar com os EUA e admitem que as conversas poderão ficar ainda mais difíceis com a nova sobretaxa. Um interlocutor ressaltou que haverá um esforço para que o diálogo ocorra em termos “minimamente civilizados”.

A China é, hoje, a principal adversária geopolítica e econômica dos Estados Unidos. A rivalidade ocorre tanto na disputa por influência global, como em comércio, tecnologia e outras áreas. Os dois países negociam um acordo com o objetivo de reduzir as tarifas de importação impostas pelos americanos ao país asiático e aumentar o fornecimento de minerais essenciais para os EUA.

Maior parceiro comercial do Brasil, as exportações para a China foram quase US$ 12 bilhões maiores do que as importações de produtos chineses no primeiro semestre deste ano, garantindo uma relação superavitária ao lado brasileiro no intercâmbio bilateral de bens. No mesmo período, houve um déficit comercial de US$ 1,7 bilhão com os EUA.

(Agência O Globo/Foto:Ricardo Stuckert)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui