O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu importantes reforços tecnológicos: um novo craniótomo, um tomógrafo de última geração e um moderno equipamento de raio-X. As tecnologias de ponta contribuirão com procedimentos na área de neurocirurgia e no apoio diagnóstico e terapêutico dos pacientes, com maior conforto e agilidade.
A incorporação dos dispositivos fortalece ainda o compromisso institucional com a excelência no ensino, pesquisa, inovação e atendimento à população. O novo craniótomo, por exemplo, é essencial para os procedimentos de neurocirurgia, uma vez que facilita o acesso ao cérebro para o tratamento de diversas condições como lesões traumáticas e edemas. Profissionais do Bloco Cirúrgico participaram de diversos treinamentos, ao longo dos últimos dias, sobre as funcionalidades do equipamento junto a representantes da empresa licitada e de integrantes do serviço de engenharia clínica do HU.
Aprimoramento nos exames de imagem
Com a chegada de um novo tomógrafo e de um equipamento de raio-X móvel digital, tanto os usuários quanto as equipes e discentes serão beneficiados. As tecnologias embarcadas nos aparelhos proporcionam maior agilidade e segurança, estando alinhadas ao nível mais avançado de suporte diagnóstico em saúde no mundo.
Após um período de obras para instalação do tomógrafo, o projeto agora entra na reta final para o funcionamento do aparelho, que conta com suporte de Inteligência Artificial para suas operações, por meio da Reconstrução de Aprendizagem Profunda, treinada para reduzir o ruído e aumentar o sinal para fornecer imagens nítidas, claras e distintas em velocidade.
Já o novo equipamento de raio-X possibilita e visualização das imagens em aproximadamente 2 segundos após a exposição, o que auxilia no rápido atendimento dos pacientes, agilidade necessária diante do elevado volume de pacientes que o HU-Univasf recebe diariamente.