Uma liminar, deferida pela Justiça, suspendeu a assembleia realizada no dia 8 de maio no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR). O objetivo da assembleia seria escolher a comissão eleitoral que cuidaria da nova eleição da diretoria do Sindicato.
A ex-presidente do STTAR, Leninha Lima e a advogada Rosa Medeiros explicaram em entrevista ao Programa Edenevaldo Alves, na Rádio Petrolina FM, que irregularidades foram encontradas nos trâmites da assembleia, por isso, a decisão de ajuizar uma ação na tentativa de suspendê-la.
“Nessa assembleia ocorreram muitas irregularidades como o que não estava no edital de convocação, foi pedido, os trabalhadores não conseguiram entrar porque o espaço era pequeno, outros porque alegaram que não tinham a documentação correta. Além de que não conseguimos registrar a nossa chapa de comissão porque alegaram irregularidade”, disse Leninha.
A advogada Rosa explicou: “Identificamos alteração da forma como deve ser conduzida a assembleia geral extraordinária para efeitos de eleição. Primeiro, seria lido o regimento interno e colocado em votação quando o Estatuto da Casa diz que primeiro deve ser feita a eleição da comissão eleitoral para só depois essa própria comissão discute com a assembleia e vota esse regimento. Então da forma como foi feito o regimento interno sendo aprovado antes da eleição da comissão quem aprovou o regimento eleitoral foi a atual diretoria e isso não está previsto no estatuto, nem no edital de convocação para as eleições”.
A assembleia e todos os atos decorrentes foram suspensos pela Justiça. O STTAR foi intimado e agora tem o prazo para apresentar a sua defesa.






