O superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), Julianeli Tolentino, participou da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Petrolina, na manhã desta terça-feira (22). O requerimento para explanação do gestor hospitalar na casa legislativa foi proposto pelo vereador Ronaldo Cancão, oportunizando o debate para aprimoramento dos atendimentos do HU diante da Macrorregião de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco – Pernambuco Bahia (Região PEBA).
“O Hospital Universitário salva vidas e tem um trabalho importante para o Vale do São Francisco, sendo unidade de referência para mais de 50 municípios, e o convite feito ao professor Julianeli Tolentino é para que externe a situação do hospital, de modo a mobilizar a Câmara Municipal para apoiar os projetos da unidade. É preciso que a gente tenha consciência do nosso papel enquanto legislador, colaborando com a qualidade dos serviços”, destacou Ronaldo Cancão.
O superintendente apresentou indicadores atuais relacionados ao ensino e pesquisa, estrutura de leitos, bem como números de internações, profissionais atuantes, realização de cirurgias e consultas ambulatoriais no hospital vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Do início do ano até o dia 21 de abril, o HU-Univasf já prestou mais de 13.500 atendimentos à população.
Entre as metas para 2025, destacam-se a contratação do serviço de anestesiologia, cuja recomposição já está efetivada, ampliação de teleatendimentos para pacientes, implantação da sala de acolhimento familiar na UTI, ampliação do dimensionamento de pessoal em todos os setores assistenciais, instalação de novo tomógrafo, além de outros tópicos que já estão em andamento.
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, a maior parte dos vereadores comentou sobre a relevância da apresentação e reconheceu a importância da unidade de saúde, ensino, pesquisa e inovação para toda a região.
“Quero agradecer os comentários e o reconhecimento dos vereadores. Tudo que foi discutido no dia de hoje funciona como combustível para continuarmos a prestar os nossos serviços com excelência, diante de tantos desafios que enfrentamos diariamente. Estamos aqui para empreender o maior esforço e estabelecer parcerias em prol do fortalecimento da atuação do HU-Univasf”, pontuou o superintendente Julianeli Tolentino.
(Foto: divulgação HU-Univasf)