UPAE de Petrolina realiza programação em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”

0
2

upe

A Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) realiza, até a próxima sexta-feira (11), atividades diversas em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”. A programação, que teve início no dia 8 de março, é voltada às funcionárias e pacientes da UPAE. A iniciativa tem como objetivo promover a valorização da mulher, levar informações sobre saúde e direitos das mulheres às pacientes, integrar a equipe e gerar uma maior socialização.

“Foram realizados cafés da manhã musicais, sorteio de brindes e momentos de beleza para as funcionárias; além de palestras educativas com os temas ‘Saúde da Mulher’, ‘Violência Contra a Mulher’ e ‘Direitos da Mulher’, destinadas ao setor ambulatorial da Unidade. Até o final da semana continuaremos com esse trabalho e esperamos atingir um bom número de pessoas”, ressaltou a supervisora de Serviço Social, Nazaré Cunha. De acordo com a gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Martapolyana Torres, as datas comemorativas são sempre lembradas na UPAE. “É uma forma que nós temos de valorizar aqueles que trabalham conosco e de aproximar pacientes e equipe. Realizamos todos os anos e o resultado é sempre muito positivo”, destacou.

A fisioterapeuta Rosemary Gonçalves, aprovou a iniciativa. “É maravilhoso ser lembrada, ainda mais em uma data como essa que destaca a força e a importância da mulher. Adoramos a maquiagem, ressaltando a nossa feminilidade. Para nós funcionárias é um momento de descontração e integração, que reflete na melhoria do nosso desempenho”.

Terapia Ocupacional

Dentro da programação, o setor de Terapia Ocupacional da UPAE realizou, na quarta-feira (09), uma manhã diferente. Pacientes com sequelas neurológicas e físicas atendidas pelo núcleo participaram de uma roda de conversa, dinâmicas de grupo, receberam presentes e se produziram para fotos que serão exibidas na própria unidade.

“Geralmente o atendimento acontece individualizado, de segunda a sexta pela manhã. Mas, hoje realizamos esse encontro para que nossas pacientes pudessem se conhecer e trocar experiências de vida. Porque, apesar da deficiência, elas não devem levar uma vida doente. Momentos assim ajudam na melhora da autoestima e na reabilitação para independência das atividades da vida diária”, ratificou a Terapeuta Ocupacional, Iara Goes.

A paciente Luciana Rodrigues concordou, “deveríamos ter mais dias como esse. Hoje vim para a unidade sem nenhuma expectativa e fui surpreendida com esse momento prazeroso. Aprovo e estou muito feliz com essa iniciativa da UPAE”, afirmou.

Nesta quinta e sexta (10 e 11) continuarão acontecendo as palestras educativas, nos períodos da manhã e da tarde, entre outras atividades.