Fortalecer o diálogo sobre repasses e revisão de valores junto ao Governo do Estado de Pernambuco e reivindicar recursos junto a deputados estaduais, federais e senadores, além do Governo Federal. Essas foram algumas das ações estabelecidas por prefeitos do araripe e do sertão pernambucano, depois do encontro desta terça-feira (22) com a direção do Hospital Dom Tomás, em Petrolina. Mobilizados pela prefeita de Dormentes, Corrinha de Geomarco, gestores da região se comprometeram em ajudar a unidade oncológica de referência da 4ª Macrorregião de Saúde, atendendo 25 municípios, e que, infelizmente, passa por dificuldades financeiras.
À convite da prefeita Corrinha de Geomarco, participaram da reunião a secretária de saúde de Dormentes, Talita Mirele; a secretária-executiva de Saúde de Petrolina, Ana Carolina Cunha; a prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera; o prefeito de Afrânio, Clóvis Ramos; a vice-prefeita e secretária de Saúde de Cabrobó, Fernanda Torres; a secretária de Governo de Santa Cruz, Eliane Soares; o secretário de saúde adjunto, Gustavo Coêlho, além do secretário de saúde de Cabrobó, Tiago Carvalho e a secretária de Saúde de Santa Maria da Boa Vista, Sinthya Suane. O Conselho de Secretarias Municipais de Pernambuco foi representado pela apoiadora Lúcia Giesta, enquanto que o diretor-presidente Moisés Almeida representou a Facape.
“Agradecemos muito o empenho de Corrinha, que mobilizou seus colegas prefeitos para virem aqui conhecer de perto a realidade do nosso hospital. O Dom Tomás é muito importante para todo o Pernambuco, somos o único hospital que faz tratamento oncológico na região e estamos precisando da ajuda de todos para continuar atendendo bem os pacientes em tratamento contra a câncer.”, destacou o diretor do Hospital, Augusto Coelho.
Representando o Governo de Pernambuco, a gestora da 8ª Gerência Regional de Saúde (Geres), Ana Célia de Almeida Carvalho também esteve presente e destacou a importância do encontro. “O Governo do Estado investe R$ 19 milhões por ano no hospital, com um novo edital esse valor será atualizado, vai ser maior ainda e estamos na torcida para que os gestores municipais que atuam na região também possam colaborar com investimentos aqui no Dom Tomás, uma unidade de alta complexidade que possui um custo altíssimo”, disse.
“Saímos daqui com muitas propostas para conquistar mais recursos para o Dom Tomás, de forma a garantir o atendimento médico especializado para os pacientes oncológicos não só de Dormentes, mas de toda a região do sertão do São Francisco e também do araripe. Agora é buscar a nossa rede de articulação política, com nossos deputados, senadores, com a governadora Raquel Lyra, para que juntos possamos reafirmar o compromisso de ajudar uma instituição tão importante e que tanto faz pelas pessoas que travam uma batalha pela vida contra o câncer”, destaca a prefeita Corrinha de Geomarco.