A Secretaria Estadual de Saúde informou, nesta sexta (21), que a Operação Lei seca terá 12 equipes distribuídas estrategicamente em pontos-chave e atuará 24 horas por dia nos principais polos de folia do Recife, da RMR e no interior.
Uma das inovações deste ano, segundo o governo, será a atuação das equipes educativas compostas por cadeirantes e muletantes, vítimas de acidentes de trânsito.
Elas vão distribuir materiais informativos e conversar com motoristas e foliões. A ideia é conscientizar sobre os riscos do consumo de álcool e as consequências para a segurança de todos.
Para os demais focos de folia espalhados em todos os municípios pernambucanos, serão disponibilizados mais de 3,4 milhões de preservativos (masculino e feminino) e mais de 190 mil sachês de gel lubrificante, por meio das Gerências Regionais de Saúde (Geres).
Durante o evento, a secretária estadual de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, também fez um alerta para os foliões que pretendem ir às ruas curtir o carnaval:
“É fundamental que todos bebam muita água e outros líquidos para se hidratarem, além de usarem protetor solar para proteger a pele. Em relação às caracterizações, é importante tomar muito cuidado com o uso de maquiagens e cremes para o cabelo para não correr o risco de ter problemas oculares. Além disso, devemos respeitar as pessoas e lembrar que ‘não’ é ‘não’; é preciso prevenir a violência contra a mulher.” (Foto: Arquivo/DP).