Corrinha de Geomarco cobra da governadora Raquel Lyra solução imediata para falta d’água em Dormentes (PE)

A prefeita de Dormentes, Corrinha de Geomarco, cobrou uma solução imediata para os problemas de abastecimento de água que atinge o município, que chega a ficar até 90 dias sem água na torneira. A gestora aproveitou a visita dos secretários de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, e de Projetos Estratégicos da Casa Civil de Pernambuco, Rodrigo Ribeiro, que estiveram em Dormentes nesta quinta-feira (06), acompanhados da assessora especial do governo do Estado, Dulci Amorim. O encontro foi realizado na sede do Centro de Convivência do Idoso (CCI), no centro da cidade, e contou com a presença de secretários municipais, de todos os vereadores, da ex-prefeita Josimara Cavalcanti, além de integrantes de instituições e organizações que representam segmentos da sociedade, como os trabalhadores rurais e as mulheres.

Atendendo a um convite da prefeita Corrinha, os representantes do Governo do Estado apresentaram os detalhes do projeto de concessão parcial dos serviços da Compesa que contemplam Dormentes, ouviram, tiraram dúvidas e receberam sugestões dos participantes. “A concessão é um projeto de grande envergadura que visa atender todo o estado de Pernambuco e virar a página do saneamento no que diz respeito a água e esgotamento sanitário. Está previsto no projeto de concessão a construção da adutora Afrânio-Dormentes, uma obra de R$ 215 milhões que é sonhada há muitos anos pela população desse município”, destaca o secretário Rodrigo, que também é o responsável pelo projeto de concessão.

Em sua fala, Corrinha de Geomarco agradeceu a disponibilidade da equipe da governadora Raquel Lyra e destacou a importância de trazer para Dormentes a discussão sobre a concessão parcial dos serviços da Compesa. “Desde que participei da audiência pública regional, no mês passado em Petrolina, que tive a certeza de que o povo dormentense tinha que fazer parte desse debate. Pelo que ouvimos de diversos setores da sociedade, tenho a certeza de que vale a pena acreditar na proposta do Governo do Estado para resolver o problema de falta d’água em Dormentes. A promessa é de que a solução não vai demorar pra chegar a partir da concessão, mas aproveitei a oportunidade para cobrar uma alternativa imediata porque o sofrimento da falta d’água precisa acabar, então que se busque alternativas imediatas para este problema, seja com ações de fiscalização das ligações clandestinas, seja com mudanças no planejamento de abastecimento que existe hoje”, reforçou a prefeita Corrinha de Geomarco.

RESPOSTA IMEDIATA

Diante dos apelos da população, o secretário Almir Cirilo reforçou o compromisso em atender o pedido da prefeita Corrinha sobre uma ação efetiva do Governo do Estado para melhorar abastecimento de água em Dormentes até que a nova adutora seja construída. “Nós temos a convicção que a ação mais imediata que nós precisamos fazer é coibir os furtos [ao longo da adutora]. Não é fácil porque envolve todos os poderes constituídos, como o judiciário, o executivo, além do policiamento, mas a gente vai fazer! Não pode continuar como está, dá vazão que sai lá do início da adutora chega menos de 10% aqui no destino final então vamos agir com firmeza para ajudar as pessoas a terem um acesso a água mais regular”, prometeu Cirilo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui