Em visita ao Comando Militar do Nordeste, no Recife, nesta terça-feira (4), o General de Exército Richard Fernandez Nunes, Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), falou sobre as expectativas e visão para a Força Terrestre nos próximos anos.
Ele também comentou sobre as perspectivas de futuro e modernização do efetivo e métodos de formação de novos soldados. De acordo com o General, sua reunião com o Comando Militar do Nordeste é de “extrema importância” para alinhar o planejamento para ações futuras na região.
“É uma grande satisfação retornar ao Comando Militar do Nordeste, que tive a honra de comandar por quase dois anos. Tenho grande apresso por toda a região e, como Chefe do Estado-Maior, me compete hoje cuidar do planejamento estratégico dos objetivos que têm que ser alcançados no curto, médio e longo prazo”, disse.
Escola de Sargentos
Um dos pontos mais comentados na reunião foi o projeto de implantação da primeira Escola de Sargentos do Exército (ESE) no Nordeste, que será sediada em Pernambuco. As obras devem começar em 2027, no município de Paudalho, Zona da Mata Norte do Estado.
Segundo o comandante militar do Nordeste, general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, a visita serviu como uma oportunidade de contato com as entidades superiores do Exército brasileiro. Para ele, esse diálogo pode, inclusive, trazer benefícios não só para Pernambuco, como também para todo o Nordeste.
Serviço Militar feminino
Durante a visita, o Chefe do Estado-Maior do Exército também tomou um tempo para explicar as futuras diretrizes da Força Terrestre para a Ampliação do Serviço Militar Inicial Feminino. O alistamento de mulheres começou em janeiro deste ano, para Exército, Marinha e Aeronáutica. Em apenas um mês, foram realizadas 23 mil inscrições no país.
Os números não são apenas animadores, como também um atestado do que está por vir. De acordo com o General, o objetivo é ter 20% do efetivo composto por mulheres.
“Nessa fase inicial as mulheres estão indo para estabelecimentos de ensino, organizações de saúde e bases administrativas para a gente aprender como vai funcionar, e depois gradativamente vamos expandir”, começou.
“Temos que fazer as coisas com critério. Não adianta fazer com pressa e não sair bem-feito. Então vamos fazer tudo corretamente, com todos os critérios que têm que ser tomados para que seja um sucesso absoluto, que não tenho dúvida que vai ser”, completou. (Foto: Davi de Queiroz).