O Aeroporto de Petrolina (PNZ), administrado pela CCR Aeroportos, realizou, na última terça-feira (28), uma operação especial para receber 41 ararinhas-azuis vindas da Alemanha. A chegada das aves é um marco para a preservação da biodiversidade na região de Curaçá, Bahia, habitat natural da espécie, e consolida o compromisso conjunto de diferentes organizações para garantir a sobrevivência da ararinha-azul, que chegou a ser extinta da natureza nos anos 2000.
As aves chegaram a bordo de uma aeronave EMBRAER Lineage 1000 (Embraer 190), por volta de meio-dia desta quarta-feira, em 11 caixas, sendo 10 caixas com 4 aves e 1 caixa com uma ave. Elas foram transferidas diretamente da aeronave para as vans de transporte em direção ao Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão), onde será feita a quarentena.
Toda a operação de transporte das aves foi realizada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO) e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), CCR Aeroportos e ICMBio. A ação é uma realização da Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP), do Zoological, Rescue and Rehabilitation Center, da Índia (GZRRC) e da BlueSky, reforçando os esforços globais para a conservação dessa espécie emblemática.
(Foto: reprodução Ibama)