Há dez dias, o prefeito diplomado, Andrei Gonçalves, encaminhou um ofício à atual gestora municipal, Suzana Ramos, solicitando a limpeza dos canais e riachos urbanos de Juazeiro.
A ação, considerada emergencial, foi motivada pela previsão de chuvas intensas que geralmente ocorrem no período de novembro a janeiro, o que aumenta os riscos de inundações e afeta a segurança e saúde dos moradores.
Durante visita feita esta semana pela equipe de transição de Andrei foi constatado que os riachos e canais continuam tomados por mato e sujeira.
O ofício de solicitação n° 003/2024, também foi enviado para o Ministério Público e permanece sem ser atendido pela atual gestão.
Andrei Gonçalves ressaltou que o pedido não se trata apenas de uma recomendação administrativa, mas de uma ação preventiva essencial para evitar uma possível calamidade pública. “Estamos falando da segurança de famílias inteiras que vivem no entorno dos canais e riachos. O governo atual precisa agir com responsabilidade e planejamento para garantir que essas pessoas não sejam expostas a situações extremas de risco”, finalizou.
As fotos dos canais feitas durante a visita da equipe de transição, demostram a falta de limpeza dos riachos e canais Mulungu, Macarrão, João Freitas, Malhada e o canal coberto da Avenida Luiz Inácio Lula da Silva que está coberto por lixo.