A Fundação Terra fecha o ano de 2024 pondo em prática uma agenda anual que abrange uma série de visitas em busca de manter seus projetos essenciais, alguns pioneiros na área da educação, necessários e urgentes no setor de saúde e indo ao encontro das carências no segmento social. E como faz todo o ano, mantém já tradicionalmente algumas reuniões de trabalho com parlamentares em Brasília, principalmente com aqueles que compõem a bancada pernambucana e também nordestina.
E, atuando na mobilização de recursos da Instituição (Arcoverde), há anos, Chames Balladares esteve nas últimas semanas com Tereza Leitão, no Senado, em Brasília, apresentando resultados de ações em desenvolvimento pela Fundação, na área de educação, principalmente no ensino da robótica para crianças e adolescentes, solicitando apoio para seus projetos e ampliação de emendas parlamentares, em direção às políticas sociais mantidas pela Instituição, que já soma atendimentos em 35 municípios do agreste e sertão do estado.
A senadora pernambucana prometeu analisar as propostas apresentadas sobre as quais também direciona suas motivações enquanto parlamentar. Demonstrou sensibilidade, interesse. “Foi um encontro positivo, no qual a senadora pode aprofundar maiores conhecimentos sobre os trabalhos atuais da Fundação Terra, ela já apoiou a Fundação quando era deputada estadual . Esperamos tê-la também como parceira”, destaca Chames.
Com o deputado Augusto Coutinho, antigo colaborador da Instituição, Balladares apresentou ações das áreas da Cultura as quais ele tem tido participação expressiva. “Neste 2024 nosso pedido para ele é de continuidade no apoio aos projetos culturais. De imediato ele assinou o protocolo e se comprometeu em nos ajudar novamente para 2025”, confirma Balladares .
Ela lembra, ainda, dos compromissos com Fernando Monteiro cuja solicitação de apoio foi para outra área de grande importância para os mais vulneráveis, que são os projetos de inserção social, por meio dos esportes e saúde. “O que nos é muito especial, essencial. No ano passado ele destinou emendas para essa área e se comprometeu agora novamente a atender a solicitação da Fundação Terra, neste sentido.
“Essas parcerias até aqui contatadas e outras em vista para acertos e agendamentos são bem vinda e somos gratos. É um incentivo de muita importância à cultura, aos esportes, `a educação e saúde, mas também de prevenção aos riscos sociais que essas crianças e jovens estão expostos”. Chames esclarece que o seu empenho em garantir a continuidade dessas parcerias é sobretudo assegurar os compromissos da Fundação Terra na luta com a prevenção do envolvimento de crianças e jovens em situações de riscos, aos quais estão expostos na comunidade onde atuam.
A Fundação Terra acredita que o acesso à educação, a cultura, aos esportes e saúde é fundamental para fortalecer o vínculo comunitário, promover a autoestima, além de oferecer alternativas positivas para a crianças e jovens. Segundo Balladares, “garantir recursos para a continuidade das atividades culturais, esportivas, educacionais e saúde é reforçar uma rede de apoio e de desenvolvimento social”.