Ana Letícia Oliveira foi campeã brasileira de Aquathlon em sua categoria de idade, conquistando a vaga para o Word Triathlon Aquathlon 2025 e conseguiu o 4º lugar na categoria Triathlon Sprint, sendo a única mulher pernambucana na modalidade.
Atletas de triatlo de todo o mundo se reuniram no último domingo (15), na orla da Ponte JK, em Brasília, para a Copa do Mundo da modalidade (World Triathlon Cup). A competição, que reuniu mais de 80 atletas de 19 países contou com a participação ativa da petrolinense Ana Letícia Oliveira, 17 anos, que foi campeã brasileira de Aquathlon em sua categoria de idade, conquistando a vaga para o Word Triathlon Aquathlon 2025 que acontecerá na Espanha. A atleta petrolinense também se consagrou em 4º lugar na categoria Triathlon Sprint, sendo a única mulher pernambucana na modalidade.
Mesmo depois de uma viagem de quase 30 horas de ônibus, saindo de Petrolina para Brasília, Ana Letícia teve que enfrentar um um desafio com 750 metros de nado, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida em busca da melhor classificação. A atleta comenta que teve uma preparação ao longo dos últimos meses e que essa vitória é fruto da sua dedicação, juntamente com o apoio daqueles que acreditaram nela. “ Essa vitória não é somente minha. Quero agradecer a todos os parceiros que acreditaram em mim, a minha família pelo apoio incondicional. Estou muito feliz em levar a bandeira de Pernambuco e representar meu Estado através do esporte”, disse Ana Letícia
Considerado o esporte que mais cresce no mundo em número de praticantes, a modalidade que reúne natação, ciclismo e corrida. Além de um estilo de vida saudável e conectado com a natureza, a disputa do triathlon em Brasília seguiu o padrão das principais competições internacionais. O campeonato foi realizado nas categorias de idade (16 anos a 80+) e nas categorias de alto rendimento (Youth, Junior, Sub-23, Elite e Para Triathlon).