A gestora da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, Denise Lima, participou na sede do Ministério Público de Pernambuco de Petrolina, de uma reunião com o promotor Lauriney Reis Lopes. O objetivo do encontro foi o de fortalecer cada vez mais a parceria com o MPPE, bem como outros órgãos públicos, no que diz respeito ao combate à poluição sonora. Participaram ainda da reunião o secretário Executivo da Ordem Pública, Jenivaldo Santos; além de Aionne de Souza e Daniel de Lima, representando a Vigilância Sanitária.
O promotor público sugeriu que fosse realizado um levantamento de todos os estabelecimentos comerciais que são citados em denúncias de poluição sonora, para que os órgãos possam fazer ações conjuntas e coibirem esta que é uma das principais demandas observadas em Petrolina.
Denise Lima enfatizou que poluição sonora representa o maior número de denúncias que chegam à AMMA. “No ano passado, de todas as nossas demandas, esta representou 43% das reclamações. Dos estabelecimentos que deram entrada solicitando o alvará sonoro, que é o documento que permite a utilização de som de acordo com os parâmetros estabelecidos em lei, vinte conseguiram obter e trabalham dentro da legalidade. Quanto aos outros estabelecimentos, temos buscado dar orientações, sempre enfatizando que nosso trabalho não é o de proibir ninguém de utilizar som, mas sim, fazer com que cumpram as regras estipuladas na legislação ambiental”.
Uma nova reunião deve ser agendada para os próximos dias no sentido de deliberar ações que deverão ser desenvolvidas por órgãos como MPPE, AMMA, Ordem Pública, Polícia Militar, Polícia Civil.