Febre Oropouche: Pernambuco soma 166 casos em 2024

0
18

Dados do Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 42, elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), mostram que Pernambuco soma, em 2024, 166 casos de Febre Oropouche. Os casos foram divulgados nesta quarta-feira (23) e são referentes ao período de 31 de dezembro de 2023 a 19 de outubro de 2024.

De acordo com a pasta, o vírus causador do Oropouche foi identificado em pacientes dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Pombos, Recife, Bom Jardim, Limoeiro, Machados, Água Preta, Catende, Gameleira, Jaqueira, Lagoa dos Gatos, Maraial, Rio Formoso, São Benedito do Sul, Sirinhaém, Barra da Guabiraba, Bonito, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Aliança, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer e Timbaúba.

A transmissão do vírus é vetorial, feita principalmente pelo inseto Culicoides paraensis (maruim). Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o inseto pode transmitir o vírus para uma pessoa suscetível. A pessoa infectada pode desenvolver sintomas parecidos com o da dengue e chikungunya.

O quadro clínico agudo pode evoluir com febre de início súbito, dor de cabeça, dor muscular e dor articular. Outros sintomas, como tontura, dor atrás do olhos, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos também são relatados. Estes podem durar até sete dias. (Foto: Flavio Carvalho/WMP Brasil/Fiocruz).