Gonzaga Patriota marca assiduidade nas sessões da Câmara em 2015

0
2

gonzaga

O site Congresso em Foco publicou um “balanço” das presenças e ausências dos deputados federais nas sessões da Câmara de Deputados durante o ano de 2015.

Cada deputado faltou, em média, a 11 dos 125 dias em que a presença era obrigatória na Câmara no ano passado. Em meio a uma das mais graves crises política e econômica dos últimos tempos, a assiduidade dos parlamentares melhorou significativamente em 2015 em comparação com o primeiro ano da legislatura passada. Em 2011, 23 deputados faltaram a mais de um terço das sessões deliberativas. No ano passado, dez atingiram essa marca.

Apesar de não figurar na lista dos 19 mais assíduos, daqueles que não faltaram a nenhuma sessão, Gonzaga Patriota (PSB) destaca-se pela intensa participação nos debates. Das 125 sessões que são obrigatórias as presenças dos parlamentares, o socialista esteve presente em 116 delas, registrando apenas nove faltas em todo ano de 2015, sendo sete ausências justificadas e duas não.

Pela Constituição, está sujeito a ser cassado o congressista que deixar de comparecer sem justificativa a mais de um terço das sessões reservadas a votação.

Sabe-se que a atividade parlamentar não se resume à presença em plenário para votação. A assiduidade deve ser vista como um indicador do desempenho do congressista. Ele pode estar trabalhando mesmo quando não registra presença: em audiência, dentro ou fora da Casa, ou envolvido em atividades relacionadas a comissões, por exemplo. O total de faltas injustificadas pode mudar, já que os parlamentares ainda podem apresentar explicações retroativamente e retomar os valores eventualmente descontados de seus salários.

Os dados são de levantamento exclusivo do Congresso em Foco, baseado em registros oficiais da Câmara.