Petrolina foi escolhida entre 10 cidades do país para participar de uma oficina preparatória com foco na população em situação de rua. A Oficina “Mapeamento das Práticas Promissoras de Abordagem das Guardas Municipais”, promovida pelo Ministério da Justiça e pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), em parceria com o Ministério da Saúde, tem o objetivo de capacitar forças de segurança para atuação humanizada. A ação é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Nesta quarta-feira (14), estiveram reunidos no auditório do Centro Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública, localizado no Parque Municipal Josepha Coelho, profissionais da Guarda Civil, bem como, representantes dos Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e das Secretarias de Segurança Pública, Saúde e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A programação envolveu rodada de conversas, apresentação de metas do “Projeto Gente”, dinâmica de grupos, apresentação do cenário atual da população de rua em Petrolina, debate sobre a intersetorialidade, entre outros.
A próxima etapa deve acontecer no início do ano de 2025. O programa do curso prevê atividades presenciais e online, com a meta de formação de 90 mil agentes de segurança municipal em todo o país.






