Febre Oropouche: Pernambuco alcança um total de 86 casos positivos

    Pernambuco registrou mais quatro novos casos de pessoas infectadas com a Febre Oropouche. Com isso, o Estado, agora, soma 86 ocorrências do vírus confirmados por exames laboratoriais.
    A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta quarta-feira (24), em que a pasta informou que os quatro novos casos aconteceram nas cidades de Jaqueira (2), na Zona da Mata Sul do Estado, em Ipojuca (1), no Grande Recife e em Aliança (1), na Zona da Mata Norte pernambucana.
    As informações foram repassadas um dia após o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) confirmar mais um caso de óbito de feto que estava com a Febre Oropouche. A SES apresentou a segunda ocorrência de óbito fetal com quadro positivo para o vírus.
    Contudo, a pasta salientou que “neste momento não é possível determinar que a perda gestacional foi motivada pela infecção pelo vírus. A perda gestacional foi identificada na 30ª semana, e as amostras biológicas de tecidos do feto foram submetidas à análise laboratorial, por meio da metodologia RT-PCR, no Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), onde foi constatada a presença do vírus”, disse a SES, por meio de nota.
    De acordo com a SES, até o momento, no Estado, há dois casos com perfil positivo para Oropouche, registrados nas cidades de Rio Formoso e Ipojuca.
    Segundo a SES, conforme nota técnica Nº 16/2024, a pasta reforçou os cuidados em relação às gestantes quanto à prevenção da doença.
    “É imprescindível que estas diminuam a probabilidade de exposição a picadas do maruim (culicóide) e a muriçoca (culicídeo), transmissores do Oropouche, por meio do uso de roupas que protejam a pele da exposição, sobretudo nos horários de penumbra (ao amanhecer e ao anoitecer), quando os vetores se mostram mais ativos”, alertou a SES, em nota.
    Ainda de acordo com a pasta, outra forma de prevenção é o uso de repelentes adequados para gestantes (produtos à base de N, N-Dietil-meta-toluamida (DEET), Icaridin ou Picaridin e IR 3535 ou EBAAP (BVS, 2022) e o cuidado com o acúmulo de lixo, também ajudam a evitar o contato com os insetos. ( Wilson Maranhão/Diario de Pernambuco)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui