Grécia vai legalizar casamento homossexual e adoção por casais do mesmo sexo

    0

    A Grécia se prepara para autorizar nesta quinta-feira(15) o casamento homoafetivo e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, uma reforma social de grande alcance movida pelo governo conservador, apesar da feroz oposição da influente Igreja Ortodoxa.

    Este país do Mediterrâneo, onde predomina um modelo familiar tradicional, se tornará o 37º do mundo, o 17º da União Europeia e o primeiro de religião cristã ortodoxa a legalizar a adoção por casais homossexuais.

    Associações LGBTQIAPN+ e casais homossexuais celebram o momento vivido pela Grécia.

    A votação dos deputados está prevista para esta noite no Parlamento, após um discurso do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, que preparou o projeto de lei.

    Sua aprovação não deixa dúvidas, devido ao apoio de vários partidos da oposição de esquerda.

    Porém, Mitsotakis enfrenta a revolta da ala mais conservadora de seu partido Nova Democracia (ND), oposta à reforma que permitirá a duas pessoas do mesmo sexo realizar um casamento civil compatível ao reservado até agora a um homem e uma mulher.

    Essa posição poderia contar com o voto de, no máximo, 100 dos 158 deputados do partido no poder.

    O chefe do governo deu aos legisladores do ND liberdade de voto.

    Desde 2015, a Grécia permite a união civil fora dos cânones tradicionais, que não oferece as mesmas garantias legais que o casamento civil.

    No ano passado, o casamento igualitário se tornou uma medida emblemática do segundo mandato de Mitsotakis, que o apresentou como “uma etapa importante para a igualdade de todos os cidadãos”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui