Estudante pernambucano que teria atingido nota mil na redação do Enem se envolve em confusão após suspeita de fraude

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O estudante Igor Kleyverson da Silva, de 23 anos, viu o sentimento de alegria por alcançar a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se transformar em um tormento. Isso porque desde a noite desta quarta-feira (17), na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), consta que a nota do jovem é 680. O vestibulando seria um dos dois candidatos no estado a alcançar a nota máxima. A outra foi a professora Lilían Carvalho. Até o momento, nenhum outro estudante veio a público informar que tirou nota mil na redação do Enem de 2023.

Igor mora no município de Escada, na Zona da Mata, e é ex-aluno do curso preparatório Fábrica Concurso, que fez publicações nas redes sociais referentes à nota do vestibulando na terça-feira (16), quando o resultado do exame foi divulgado. O jovem veio a público na noite da quarta-feira para contar o que tinha ocorrido. Por meio de um vídeo no Instagram, o estudante alegou que pode ter sido vítima de um hacker ou de um erro no sistema do Inep.

“Acordei com a notícia da minha irmã dizendo que eu estava sendo investigado por fraude. Quando fui entrar [na Página do Participante], as minhas notas estavam todas abaixo daquilo que eu tinha postado. Mas eu fiz vídeo, foto e não tinha com o que me preocupar. A gente desconfia que pode ter sido algum erro do Inep ou algum ataque”, alegou. O estudante ainda disse que contratou um advogado e que fez uma requisição para o Inep.

Por meio de nota, o Inep informou que “a base de dados com os resultados das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 é a mesma desde a publicação no ambiente de administrador da Página de Participante, que ocorreu em 15 de janeiro de 2024 para a divulgação realizada no dia seguinte”.

Igor Kleyverson enviou capturas de tela das notas antes e depois da suposta alteração. Não somente a nota da prova de redação estava diferente, como as das áreas de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que foi de 594,4 para 634,4 e Matemática, que subiu de 632,5 para 917,5.