Tem início a Negociação Coletiva entre sindicatos de produtores e trabalhadores em Petrolina (PE)

0
2

Começou nesta terça-feira (16) a negociação entre o Sindicato Patronal e os Sindicatos dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Vale do São Francisco – Pernambuco.

A novidade desta edição, que marca os 30 anos das negociações coletivas no Vale, é que os municípios do Sertão Pernambucano discutirão a pauta de forma independente. “Assim como o lado baiano do Vale do São Francisco, as cidades de Pernambuco têm pautas próprias e temos condições de conduzir, com muita responsabilidade e maturidade, essas negociações”, garante a presidente do STTAR Petrolina, Maria Joelma.

A primeira rodada de negociação segue até a próxima sexta-feira (19). Entre as pautas dos trabalhadores assalariados rurais estão: o piso salarial de R$ 1.560,00 e gratificações para valorização da mão de obra. Ainda dentro das cláusulas econômicas, reajuste de 9% para quem ganha acima do piso e a garantia de pagamento até o segundo dia útil.

Também é prioridade desta campanha a implantação de um plano de assistência familiar, cesta básica, alimentação gratuita no local de trabalho e o feriado no dia do Trabalhador Assalariado Rural, além da manutenção das demais cláusulas que já constam na Convenção Coletiva de Trabalho em vigor.