IPVA 2024: veja calendário e descontos em Pernambuco e na Bahia

0
0

Para donos de carros e outros veículos, o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) deve ser pago anualmente e começa a ser cobrado em janeiro em boa parte do Brasil. Confira calendário do IPVA 2024 no seu estado e veja quando é a data do seu pagamento.

Este ano, os motoristas devem sentir um alívio no bolso. Como o preço do carro usado caiu – em média, 4,26% até novembro, segundo os últimos dados do IBGE – a tendência é que o valor do IPVA seja menor.

Isso porque a maioria dos estados usa como referência para calcular a alíquota do imposto o valor venal dos veículos. No Estado do Rio, por exemplo, que usa como referência a tabela Fipe, o valor venal caiu em média 4,39% – o percentual exato varia de acordo com o modelo e o ano do veículo.

As alíquotas e as datas de vencimento variam de acordo com cada estado. Os descontos chegam a 3% para quem pagar à vista. E, em alguns casos, é possível parcelar em até cinco vezes o pagamento dos tributos.

Carros elétricos, pessoas com deficiência e veículos a partir de 10 anos de uso podem ser isentos, dependendo da região. Até o momento, todos os estados e o Distrito Federal divulgaram as informações de pagamentos sobre o IPVA 2024, com exceção do Amazonas.

Veja abaixo as alíquotas, descontos e datas de pagamento para Pernambuco e Bahia:

Em Pernambuco, haverá desconto de 7% para quem efetuar o pagamento do IPVA 2024 à vista. Outra opção é parcelar o valor a ser pago em dez vezes, mas o valor de cada cota não pode ser inferior a R$ 50.

A alíquota será de 2,4% sobre o valor do veículo, que pode ser consultado no site da Secretaria da Fazenda do estado.

Pessoas com deficiência e donos de carros com motores unicamente elétricos são isentos de IPVA em Pernambuco.

Bahia

Na Bahia, a alíquota do IPVA será de 3% para automóveis e utilitários movidos a óleo diesel; 2,5% para os automóveis e utilitários movidos a outros tipos de combustíveis; 1% para ônibus, microônibus, caminhões, máquinas de terraplanagem, tratores, motos, motonetas, motocicletas e triciclos; e de 1,5% para embarcações e aeronaves.

Veículos com 15 anos de fabricação ou mais e automóveis adaptados para pessoas com deficiência são isentos.

O imposto pode ser pago à vista até o dia 7 de fevereiro, com 15% de desconto, ou parcelado em até cinco vezes, com desconto de 8% na primeira parcela.