Bispo Dom Beto se despede de Juazeiro (BA) em celebração bastante prestigiada e com serenata

0
2

Na noite desta sexta-feira (29) a Diocese de Juazeiro (BA) celebrou a Eucaristia de Envio de seu 4º Bispo diocesano, Dom Carlos Alberto Breis Pereira, ou – como ele prefere e nos dá a liberdade de chamá-lo – nosso estimado Dom Beto Breis. A Santa Missa foi realizada na Praça da Catedral-Santuário N. Sra. das Grotas, concelebrada pelos padres da Diocese e com a presença de um grande número de fiéis, muitos deles vindos em caravana dos demais municípios que integram esta Igreja diocesana e bastante prestigiada por autoridades, jornalistas e o Povo de Deus.

Dom Beto Breis presidiu a Eucaristia e, em sua homilia, destacou o Mistério da Encarnação como central para a vida e missão de todos os batizados. Lembrou ainda os momentos marcantes que vivenciou nos sete anos e sete meses que passou na Diocese. “Aqui eu muito aprendi, especialmente dos mais humildes e simples. Sempre tinha vivido no litoral. A Diocese de Juazeiro foi minha primeira experiência de missão no Sertão. E aqui aprendi bastante. Quero agradecer do modo mais profundo: obrigado”, disse.

Após a comunhão, houveram palavras de agradecimento por representantes dos religiosos/as (Pe. Marcos Silva), das comunidades (José Marques), do clero diocesano (Pe. Josemar), das Pastorais (Anselmo Ferreira e do jornalista Ricardo Sousa) e da Paróquia da Catedral (Pe. Jodean e Jacqueline Duarte).

Ao final da Eucaristia, Dom Beto entregou aos padres Danilo e José Potter, respectivamente o “caçula” e o decano do clero da Diocese, a cruz peitoral recebida por ele de Dom José Geraldo (nosso 3º Bispo), que por sua vez a recebeu de Dom José Rodrigues (2º Bispo). Este último a ganhou das mãos de um santo: São João Paulo II, então papa. “Quando chegar o novo Bispo dessa Diocese, peço que vocês entreguem essa cruz a ele em nome da Igreja de Juazeiro”, completou.

Os abraços apertados do povo de Deus – que quase não mais acabavam – ao seu Bispo “pastor”, no encerrar da liturgia, deixavam claro uma verdade: Dom Beto era enviado para sua nova missão na Arquidiocese de Maceió, mas irá acompanhado pelo amor e amizade do Povo de Deus que ele aprendeu conquistar nos anos que passou conosco.

E neste sábado (30), ainda na madrugada e ao nascer do sol, também houve homenagens na partida de Dom Beto para a Arquidiocese de Maceió. Às 5h da manhã, houve “serenata” em frente à Residência Episcopal. Estavam presentes um grupo de fiéis de diversas paróquias, religiosas e também sacerdotes da Diocese.