Antigos citas realmente fizeram couro com pele humana, revela estudo

0
3

Os citas, descritos pelo historiador grego Heródoto como um povo feroz e sanguinário, têm suas práticas de guerra antigas analisadas sob uma nova luz.

Em um estudo publicado na revista PLOS One pesquisadores relataram ter encontrado evidências que corroboram as narrativas do Heródoto, afirmando que os citas realmente utilizavam a pele humana para confecção de objetos de couro, especificamente aljavas para armazenar suas flechas.

A pesquisadora Luise Ørsted Brandt, da Universidade de Copenhague, liderou uma equipe de arqueólogos que analisou fragmentos de couro de sítios de enterro situados no sul da Ucrânia.

O estudo revelou que a maioria das amostras provém de espécies domesticadas, como ovelhas, cabras, gado e cavalos, enquanto as peles mais finas eram de animais selvagens como raposas, esquilos e felinos. Contudo, duas amostras excepcionais, relacionadas com aljavas, foram identificadas como sendo de origem humana.

A pesquisa sugere que nem toda a aljava era feita de pele humana, mas partes específicas dela poderiam incorporar esse material. Isso pode indicar que os guerreiros citas personalizavam suas aljavas com os materiais disponíveis, destacando os mais raros em posições visíveis. (Só Científica)