Primeira aluna surda de Pernambuco a cursar licenciatura em Física é de Petrolina (PE); estudante teve projeto premiado

0
1

Dalila Giovanna é a primeira aluna surda a cursar licenciatura em Física no estado de Pernambuco. Estudante do curso no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE) em Petrolina, teve o projeto “Inclusão em via dupla: Física por e para surdos” de sua autoria premiado em Salvador (BA) recentemente.

O trabalho da aluna  é inédito pois cria um sinalário (conjunto de expressões que compõe o léxico de uma determinada língua de sinais ) na área da Física. Dalila disse em entrevista ao Programa Edenevaldo Alves, pela Rádio Petrolina FM que a iniciativa surgiu após se separar com muitas dificuldades no curso.

“É muito difícil porque eu me sinto muito só e também na área de libras como não tem sinais na área de física então senti muita dificuldade, e agora que estamos trabalhando com esse sinalário então é um incentivo para o surdo estudar física agora. Esses sinais não existiam, eu tive que pesquisar os termos e nomenclatura e decidi criar”, contou.

O professor e coordenador do curso de licenciatura em física do IF Sertão falou sobre o orgulho de participar desse momento. “A gente fica muito feliz e orgulhoso com o trabalho de Dalila. Vamos continuar divulgando esse projeto, fazendo com que esse sinalário chegue a mais pessoas surdas e mais ouvintes que também vão precisar dos sinais da física para ser estudada e compreendida por todos”.