Pais de vestibulandos reclamam em manifesto sobre redução de vagas na Univasf no Processo do Sisu 2024 

0
3
foto: Reprodução

Pais de vestibulandos  enviaram ao blog um manifesto que expressa a insatisfação com a redução de vagas na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) no Processo do Sisu 2024.

Confira:

“MANIFESTO DE PAIS DE VESTIBULANDOS À COMUNIDADE DO VALE DO SÃO FRANCISCO SOBRE REDUÇÃO DE VAGAS NA UNIVASF NO SISU 2024.

CONSIDERANDO QUE

1. Nos Estados de Pernambuco, Bahia e Piauí o retorno às aulas presenciais foi autorizado em datas diferentes, retornando o Ensino Médio bem antes do Ensino Superior, que teve retorno nas datas adiante:
• UFPE retornou em 31/01/2022
• A UFBA retornou, também, no 1º semestre de 2022 (forma híbrida) e totalmente presencial em 2022.2
• A UFPI retornou às aulas presenciais em 20.06.2022.
• A UNIVASF retornou às aulas presenciais em maio/2022

2. Das Universidades supra mencionadas, apenas a UNIVASF decidiu por CANCELAR UM SEMESTRE EM 2024, o que, em tese, significa reduzir em 50% as vagas para ingresso pelo Enem/Sisu 2024, para adequar seu calendário de aulas, que não teve adequações em 2022 e nem no 1º semestre de 2023.

3. Por exemplo, Na UFPE, uma universidade muito maior que a UNIVASF, os corpos docente e administrativo, logo que as aulas foram retomadas, fizeram as adequações e houve redução significativa do atraso causado pela Pandemia da Covid-19. Por que a UNIVASF NÃO FEZ ESSAS ADEQUAÇÕES? As disputas políticas internas com o ex-reitor pro-tempore impediram negociar as adequações, como fizeram as outras universidades?

4. As adequações não realizadas por mais de um ano geraram um descompasso acadêmico: o semestre 2023.1 iniciou em setembro/2023, ao invés de iniciar em fevereiro ou março de 2023.

5. Em 25/08/23 o CONUNI – Conselho Universitário analisou duas propostas:
• 1ª proposta – trabalhar com 85 dias de aula por semestre e regularizar o descompasso em 2026, sem causar nenhuma redução de vagas.
• 2ª proposta – cancelar um semestre em 2024 e já resolver o descompasso. Essa foi a proposta aprovada pelo CONUNI.
Aparentemente, a 2ª proposta parece a mais simples, porém desencadeia dois problemas:
– exclui, em tese, 50% dos jovens que conquistariam sua aprovação no Enem 2023/Sisu 2024 da UNIVASF.
– o corpo técnico e os professores que receberam os salários sem nenhum desconto, ao cancelarem um semestre, significa ter recebido por 6 meses o salário sem prestar o serviço à sociedade; isso é justo?

Como há saídas técnicas para o não cancelamento do semestre, que seria a 1ª proposta, nós, pais de terceiranistas e pré-vestibulandos, solicitamos que o CONUNI reveja sua decisão, pois, a UNIVASF, embora tenha autonomia, deve seguir o exemplo das outras universidades brasileiras, que não cancelaram semestres letivos, que não impuseram um “castigo” aos jovens prestes a serem excluídos da sua possível aprovação.

Polo Petrolina-Juazeiro, 04 de outubro de 2023
GRUPO DE PAIS DO VALE SANFRANCISCANO”

Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Univasf e solicitamos um esclarecimento sobre o assunto.