Nesta quinta-feira (21) um vazamento de amônia nas proximidades da área do packing house de uma fazenda de Petrolina causou a hospitalização de pelo menos 16 trabalhadores assalariados rurais. Nesta sexta-feira (22), a equipe do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR) visitou a fazenda e retirou todos os funcionários que estavam perto do local onde ocorreu o vazamento.
“Por iniciativa da nossa presidente Joelma, o sindicato retirou os trabalhadores para poder garantir a segurança das pessoas. Presenciamos muitos trabalhadores abalados com o acidente, alguns ainda passando mal nesta sexta-feira. E vamos continuar vigilantes”, garantiu o diretor de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, Antônio Nilson.
Além do sindicato, também estavam na fazenda equipes do Ministério do Trabalho, Vigilância Sanitária e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
“Ouvimos a versão da empresa sobre o vazamento e vamos aguardar resultado da vistoria dos órgãos responsáveis. Neste momento cabe ao sindicato acolher os trabalhadores, acompanhar as vítimas do acidente que estão hospitalizadas e, claro, cobrar da empresa a adoção de medidas de segurança para garantir um ambiente de trabalho seguro”, pontuou a presidente do STTAR, Maria Joelma.