As irmãs e triatletas Rosane Bertipalha e Regiane Bertipalha representaram Petrolina (PE) muito bem durante a competição Ironman 70.3 que aconteceu em Maceió no dia 27 de agosto.
O Iron teve um percurso de 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. A etapa foi classificatória para o Mundial, marcado para os dias 14 e 15 de dezembro, na Nova Zelândia.
Rosane e Regiane contaram que já corriam há alguns anos, inclusive com a participação da mãe, hoje com 68 anos que também corre e é a maior incentivadora das filhas. Depois, apostaram na natação e seguiram para eventos de triatlo menores. “Muita gente se anima com os nossos depoimentos, o rio São Francisco tem ficado mais colorido, nós temos também o grupo de Sereias, das mulheres que nadam conosco. Cada vez mais mulheres estão crescendo no esporte e se desafiando”, comentou uma das irmãs.
As triatletas competiram no grupo de 26 atletas da mesma faixa etária. Praticamente chegaram juntas ao pódio pois conquistaram o 16º e 17º lugares na competição. “Nosso próximo desafio é mais ficar mais bem classificada”, revelou Rosane.
“Foi uma prova incrível e muito desafiadora. Por mais que a gente treine, realmente o Ironman é algo desafiador e não é só fazer a prova, existe hora para tudo porque tem tempo máximo para nadar, pedalar, correr , minha irmã está com cicatrizes de treino, tudo veio durante o treinamento, mas a prova foi incrível, nossa conquista é resultado da junção de muito treinamento, cabeça boa e acreditar”, disse Regiane.






