Mesmo inelegível, PT lançá pré-candidatura de Isaac Carvalho a Prefeito de Juazeiro (BA); em nota, assessoria nega inelegibilidade

    Os diretórios municipal e estadual do Partido dos Trabalhadores da Bahia apresentaram nesta terça-feira, 29, o nome do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, como pré-candidato à prefeitura do município nas eleições de 2024, em coletiva realizada no Hotel Rapport.

    Participaram do anúncio o presidente municipal do PT, Luiz Félix, e o presidente do PT estadual, Éden Valadares, de forma remota, além de diversas lideranças políticas e do movimento social, colocando à disposição da sociedade, da Federação, dos partidos da base do governo e do governador Jerônimo Rodrigues o nome de Isaac para liderar a oposição no município.

    Ocorre que Isaac Carvalho segue inelegível, após uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

    Em 30 de junho de 2022, o Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou definitivamente as contas do petista em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. O ex-prefeito foi condenado a devolver mais de R$ 673,9 mil aos cofres públicos.

    Com base nessas informações,  a assessoria de comunicação enviou a seguinte nota:

    Assessoria do ex-prefeito Isaac Carvalho afirma que decisão do STJ não o torna inelegível

    Sobre decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no dia 26 de junho deste ano, que trata de processo contra o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, sua assessoria informa que:

    No dia 25 de maio de 2023, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a nova redação do art. 11 da Lei de improbidade administrativa, que antes permitia a condenação por ato de improbidade mediante imputação fundamentada, unicamente no caput do dispositivo, deve incidir
    imediatamente na espécie, não mais se admitindo a condenação por mera
    ofensa aos princípios da Administração Pública não tipificada expressamente em qualquer de seus incisos.

    Assim, não incide qualquer sanção de inelegibilidade.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui