Seis passageiros de ônibus que seguia para Águas Belas (PE) são detidos transportando pássaros aprisionados

    Dentro de um mesmo ônibus, a Polícia Rodoviária Federal flagrou seis passageiros transportando pássaros aprisionados em condições precárias. As 25 aves silvestres foram resgatadas em um trecho do município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

    Ao abordarem um ônibus de turismo que seguia de Campestre (MG) para Águas Belas, no Pernambuco, os policiais iniciaram os procedimentos de fiscalização e encontraram os pássaros presos em compartimentos inadequados, demonstrando total falta de cuidados.

    Seis passageiros do ônibus assumiram a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais. Disseram ainda que não possuíam a autorização e nem a guia de transporte para criação.

    Dada às circunstâncias, foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local (CETAS), onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza.

    O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

    A PRF ressalta que é atuante no combate a atividades criminosas que degradam o meio ambiente. Destacam-se no contexto do estado baiano, as ações relacionadas ao tráfico de animais silvestres tanto pelo fato da Bahia apresentar uma grande diversidade da fauna brasileira como pelo fato do estado ser a principal rota entre a região Sudeste e os demais estados do Nordeste.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui