Ônibus Biblioteca leva universo literário para bairros de Petrolina (PE)

0
3

Durante os primeiros dias do mês de julho, alguns bairros de Petrolina vão contar com um veículo diferente circulando pelas ruas. É que pela primeira vez o Projeto Ônibus Biblioteca Livros nas Praças desembarca na cidade e vai levar a ação de incentivo à literatura para as comunidades do João de Deus e José e Maria. Essa é uma parceira do Instituto CCR e a CCR Aeroportos, do Ministério da Cultura, com a Prefeitura de Petrolina.

Até sexta-feira (7) o veículo ficará, das 9h às 15h, na praça da Juventude, no bairro João de Deus. A população vai poder ter acesso a livros dos mais variados gêneros textuais. No sábado (8), a biblioteca itinerante vai estar presente durante a 3ª Edição do Bora Petrolina, também no João de Deus, na Escola Municipal Luiza de Castro Ferreira e Silva. Já na próxima segunda-feira (10), até sexta-feira (14) a comunidade do José e Maria vai receber a ação. Esse é um momento para promover e incentivar o gosto pela leitura, mesmo para aqueles que não têm acesso a livros com frequência.

Para Cristina Figueiredo, a idealizadora e diretora do projeto, estimular a leitura é algo que sempre esteve presente durante a execução das ações. “O Ônibus Biblioteca funciona como uma biblioteca sobre rodas. Esse é um projeto que acontece há 10 anos e já passou por 14 estados. Essa é a primeira vez que chega em Petrolina. A leitura dos livros acontece de forma gratuita, é necessário fazer apenas um cadastro simples. As pessoas levam dois livros para casa, fazem a leitura e depois devolvem”, afirma Cristina Figueredo.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa, aponta que trabalhar métodos que orientem e despertem o interesse das crianças pelo universo literário já faz parte da rotina das unidades escolares do município. “A leitura é a porta para descoberta do mundo. E é isso que fazemos com a educação em Petrolina. Gerar estímulo e incentivo nos estudantes é a preocupação de toda rede e do prefeito Simão Durando. Receber esse projeto demonstra como a cidade tem se destacado no cenário nacional. Essa é a oportunidade de expandir o conhecimento e levar para outros pontos do município”, destaca Rosane da Costa.