O governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi questionad nesta terça-feira (28), sobre a possibilidade do Estado assumir a gestão da Maternidade de Juazeiro. O município já oficializou o pedido e alega que tem sido inviável a administração pela prefeitura devido à incompatibilidade dos recursos que são destinados à unidade de saúde, a qual atende, além de Juazeiro, mais 52 municípios.
Jerônimo reconheceu que o problema ocorre, não somente em Juazeiro, mas também em outras cidades, a exemplo de Jacobina e Serrinha. O governador afirmou que, “com o retorno do Lula”, será feito “um desenho geográfico” sobre o problema. “Vamos sentar com a UPB para fazer uma política mais próxima dos municípios”, afirmou o governador, que relatou ainda querer “efetivamente resolver o problema de saúde na Bahia”.
Jerônimo aponta também que há um problema de gestão em muitos casos, pois há hospitais abertos em que “o município executa muito orçamento e o resultado efetivo é muito baixo”. “Em muitos casos fica um hospital aberto para fazer apenas um curativo e um procedimento”, exemplificou.