Professores Jorge Cavalcanti e Ferdinando Carvalho comemoram decisão da Justiça sobre lista tríplice da Univasf; entenda 

0
0

Em entrevista ao Programa Edenevaldo Alves, na Rádio Petrolina FM, nesta segunda-feira (06), os professores Jorge Cavalcanti e Ferdinando Carvalho, apresentaram alguns esclarecimentos sobre a decisão final do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF/5), em relação ao processo de eleição e formação da lista tríplice para o cargo de reitor e vice-reitor da UNIVASF.

O processo eleitoral para compor essa lista começou em novembro de 2019, e até hoje, não foi finalizado, pois o caso foi parar na Justiça. A eleição ocorre assim: uma consulta é feita com a comunidade acadêmica para saber quem eles escolhem como reitor e vice-reitor da Universidade. Depois, o resultado dessa pesquisa é apresentado ao Conselho Universitário (CONUNI) para deliberar sobre, e em seguida enviar a lista com as três primeiras chapas escolhidas para o MEC  e assim o Presidente da República decidir quem será reitor e vice.

Acontece que, ao longo desse processo, foi elaborada uma segunda lista, sem os nomes dos docentes e com candidaturas “ilegais” o que não poderia acontecer, segundo informou os professores Jorge e Ferdinando. “Além de fazer a manobra para colocar candidatura laranja, o candidato estava irregular nessa segunda lista,  a Justiça confirmou a ilegalidade”, disse professor Jorge.

Desse modo, os professores acionaram a Justiça, e por decisão do TRF/5, a candidatura foi considerada inelegível.

A lista agora foi recomposta com a inclusão do nome do Prof. Jorge Cavalcanti, por força de decisão judicial expedida pelo TRF/5. “A gente espera finalmente que essa lista tríplice seja enviada ao Presidente e nossos nomes subam. Agora é com o presidente, escolher os nomes da lista tríplice”, falou Jorge.

Veja a decisão em anexo acórdão processo JORGE (1)