Manifestantes extremistas invadiram o Congresso Nacional, Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo (8).
Os grupos chegaram ontem (7) de ônibus de diversos locais e há dias ameaças foram divulgadas pelas redes sociais, mas aparentemente foram negligenciadas pela inteligência das forças de segurança, incluindo as Forças Armadas.
Portas dos gabinetes dos ministro do Supremo Tribunal Federal foram arrancados. Vidros foram quebrados no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional.
O movimento golpista que ocorre há semanas em Brasília foi reforçado por mais de cem ônibus que chegaram com cerca de 4 mil pessoas no fim de semana, com ações combinadas por meio das redes sociais. Os golpistas foram escoltados pela Polícia Militar do Distrito Federal até a Esplanada.
Apesar disso, a PM mantinha poucos homens na Esplanada dos Ministérios, que tentaram conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta. Os participantes de atos antidemocráticos estavam com pedaços de paus e pedras.
Após furar o bloqueio com facilidade, eles foram em direção aos prédios dos três poderes, onde começaram os atos terroristas.