Bahia: Ministério Público deflagrou 30 operações de combate ao crime organizado em 2022

0
0

Trinta operações de combate à criminalidade organizada foram deflagradas pelo Ministério Público da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), em 2022.

As operações deram cumprimento a mais de 70 mandados de prisão e 117 de busca e apreensão. Elas representam uma média de cinco atuações do MP desse tipo por bimestre. Algumas foram realizadas em conjunto com o Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), Promotorias de Justiça da capital e do interior e com a participação de instituições como Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal e força-tarefa de combate a grupos de extermínio da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Para potencializar a atuação em 2022, o Gaeco intensificou a identificação e repressão de organizações de maior dimensão ou complexidade, que geram maior impacto à coletividade. O MP criou, inclusive, Gaecos Regionais. O Gaeco Regional Norte tem sede em Juazeiro e agrega ainda as comarcas de Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim; e o Sul, com base em Porto Seguro, abarca também as comarcas de Eunápolis e Teixeiras de Freitas.