A Prefeitura de Petrolina ampliou a equipe de resgate de abelhas na cidade, já que só no mês de novembro foram registrados, aproximadamente, 90 chamados para retirada dos insetos. A primavera é conhecida como Estação das Flores, pois é nesse período que acontece a reprodução de muitas árvores e plantas, marca o início de mudanças e do reaquecimento do clima após o inverno. É nesta estação que as abelhas saem do período de reclusão pós-inverno e se tornam mais ativas.
Em Petrolina, o crescimento no número de chamadas ao Centro de Controle de Zoonoses para atendimento do SOS Abelha foi significativo. Como os regates ocorrem no período noturno, a equipe precisou ser ampliada. Isso porque as colmeias ficam mais agitadas e as produções nos enxames mais significativos, necessitando de retiradas com equipes especializadas. Outra novidade é a que agora as pessoas podem fazer os pedidos de remoção dos enxames pelo WhatsApp, o número é: (87) 98815 -9244.
Para o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Marcelo Gama, o resgate de abelhas precisa ser realizado por pessoas capacitadas para evitar acidentes. “Ampliamos nossa equipe para melhor otimizar os chamados das pessoas quanto a enxames nas áreas urbanas. Agora solicitamos as pessoas que, ao ligarem comunicando a presença destes insetos, não movam neles e deixem para que a equipe especializada faça a retirada. E o número de WhatsApp vai facilitar a comunicação com as equipes. Mas é necessário que as mensagens sejam escritas, não em áudios, e que informem o endereço. Caso seja possível, é bom mandar uma foto do enxame”, concluiu Marcelo.