Longas filas voltaram a se formar, nesta manhã de domingo (30), em diversos consulados do Brasil no mundo, diante de uma participação recorde de brasileiros que vivem no exterior voltando para o segundo turno das eleições presidenciais.
Na Ásia e Oceania os primeiros resultados confirmaram as tendências no primeiro turno. Na Coreia do Sul, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu com 126 votos contra 70 para o presidente Jair Bolsonaro. Na Austrália, os dados apontam 2970 votos para Lula contra 1688 para Bolsonaro. No consulado brasileiro em Sidney, por exemplo, Lula ficou com 61% dos votos.
Na Nova Zelândia, Lula também venceu com 353 votos, Bolsonaro ficou com 132. O petista também saiu vitorioso em Cingapura com 231 votos. Bolsonaro ficou com 131. Na China, a vitória também foi para Lula.
Bolsonaro venceu no Japão. Em Nagoya, o presidente ficou com 84% dos votos, cerca de 3,4 mil. Já na Indonésia o presidente venceu com 32 votos contra 15 para o candidato do PT.
Esses ainda não são os resultados oficiais que só serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir das 17h, junto ao restante da apuração nacional. No entanto, é praxe que os boletins sejam impressos e anexados do lado de fora das sessões após o encerramento da votação. (Uol)