O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) continua o debate em serviço dos readaptados da Educação. Em apenas dois meses de mandato da atual gestão, os servidores em questão já conquistaram alguns avanços. “Neste início de mandato já avançamos muito nesse ponto. Após a nossa intervenção, junto à gestão municipal, todos os readaptados da Educação, a partir de janeiro, vão compor a equipe pedagógica, assessorando a equipe gestora. Essa decisão visa uma melhor educação para o município, bem como a valorização do professor”, afirma Walber Lins, presidente do Sindsemp.
Ainda de acordo com Walber, o sindicato, nesse curto espaço de tempo de atuação, já deu início a uma série de ações em favor da categoria, a exemplo do debate do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), campanha salarial de 2016, a implantação da escolinha de futebol do servidor e o convênio da Facape. Entretanto, “mesmo com todas essas vitórias, a questão dos readaptados continua sendo uma prioridade”, afirma Walber.
Em relação à carga horária de trabalho, outra demanda de grande importância dos servidores readaptados, o presidente do sindicato garante: “Estamos buscando resolver o problema da melhor maneira possível. Contudo, precisamos de um tempo. Temos dois meses de mandato e não podemos conduzir uma esperança de forma precipitada. Solicitamos aos servidores que confiem no nosso trabalho, pois juntos somos mais fortes e, dessa forma, conseguiremos alcançar nossos objetivos. É necessário, também, que demos crédito a nossa entidade para legitimar a nossa luta”.
Segundo o diretor de políticas sindicais, Edson Santos, o setor jurídico do sindicato está estudando a tese – sobre a demanda da carga horária – para dar entrada na ação judicial em favor dos servidores readaptados. “Assim, que for protocolada, eles [servidores] terão todas as informações do andamento do processo”, garante.